PROJETO RECICLAPEIXE
371 palavras
2 páginas
PROJETO RECICLAPEIXE - GUARAPARIO aproveitamento de resíduos de peixes é um bom negócio tanto economicamente quanto ambientalmente, e a grande vantagem pra sociedade é mesmo o não descarte dos resíduos no ambiente uma vez que restos de peixes como vísceras atraem insetos e gera odor desagradável.
Guarapari a partir deste mês de fevereiro passa a desenvolver o projeto “Reciclapeixe”, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Expansão Rural – SEMAPER. Participam do projeto peixeiros do Mercado Municipal de Peixe e de peixarias do município. Agora resíduos como pele e aparas que sobram do filé, a carcaça, ossos, vísceras, nadadeiras e cabeça, passaram a ser recolhidas como matéria-prima para indústria de farinha de peixe, cujo aproveitamento é ecologicamente recomendável.
Antes as sobras de peixes eram armazenadas gerando problemas ambientais, sociais e financeiros, pois depositadas em caçambas ficavam expostas exalando mau cheiro e chorume, onerando o Município com custos deste lixo para o aterro sanitário.
A SEMAPER firmou parceria com a FAPESA, empresa, localizada em Anchieta que processa vísceras para produção de farinha de peixe na fabricação de rações, possibilitando assim a destinação correta e de baixo impacto ambiental com custos reduzidos, pois a fábrica faz a coleta programada dos resíduos.
Objetivos do Reciclapeixe:
Gerenciar o resíduo produzido pelo Mercado de Peixe e peixarias do município de Guarapari.
Contribuir para o desenvolvimento do comércio de peixe in natura;
Sensibilizar os pescadores e comerciantes da importância de proteger o meio ambiente;
Mostrar para a sociedade que com pequenas ações é possível administrar os resíduos produzidos;
Reduzir custos públicos com uma destinação mais eficiente.
Como funciona:
A SEMAPER, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente - SEMA e da Vigilância Sanitária distribuiu recipientes (bombonas) aos permissionários e limpadores de pescado do Mercado Municipal e disponibilizou ainda