Projeto quadrinhos
Desenvolvendo H.Q. com recurso de outras linguagens
Objetivo: Personalização
Justificativa: Proposta para projetar o aluno em outra dimensão, construindo circunstâncias e vivendo valores.
Público Alvo: Alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental
Linguagem predominante: Artes Visuais
Para comprovar o movimento do mundo da criação é preciso sair da forma estática que estamos e parar de viver sempre nos mesmos cenários e situações. E para isso é necessário começar a ativar a criatividade.
Neste projeto o aluno começará a receber noções básicas de desenho de estrutura simples de personagens e após alguns exercícios dados nas aulas, conseguirá já sozinho alcançar alguns movimentos pretendidos.
Após esta etapa, o aluno terá noções de algumas onomatopéias e também terá base para trabalhar com vinhetas utilizando-se também da forma visual de planos de enquadramento.
Tendo estas noções simples será então construído por cada aluno um personagem com seu briefing (tudo que envolve o universo do personagem).
Cada aluno irá criar um personagem e descrever sua personalidade, sua história de vida, lembrando que quanto mais ele entrar neste espaço de imaginação, mais real o personagem será, pois ele carregará consigo traços psicológicos que facilitarão o desenvolvimento de um enredo com coerência.
Depois de todos já terem criado um personagem, sentarão em grupos de 4 pessoas e apresentarão entre eles a sua criação, construirão coletivamente um enredo simples, envolvendo dois ou três dos personagens apresentados, a história deverá ser curta tendo no máximo doze quadros. O que valerá mais será a criatividade.
O objetivo desta proposta é a importância de se imaginar sendo um personagem, isto leva a enxergar as coisas de um outro ângulo e ver a vida de uma outra forma.
Criar circunstâncias e como o personagem com sua personalidade responde a estas questões, pesar na reação não só do verbal, mas na expressão do desenho.
Nos grupos, deverá ter um entrosamento