Projeto prevenir é a solução
Justificativa
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação do jovem e da sociedade. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude e ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano objetivando conscientizar os educados para problemas que as drogas podem causar, levando-os a refletir pela qualidade de vida, efetivando ações que valorizem a autoestima, mantendo-os ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para diminuir espaços por onde as drogas podem entrar.
Compete à família e à escola criarem oportunidades a fim de que a criança possa aprimorar o pensamento, tornando-se assim, cidadão crítico com competência de reflexão, de percepção, atuante no meio que vive, explorando, transformando e vivendo dignamente como ser humano que é. O Projeto “Drogas: prevenir é a solução”, vem trazer além do conhecimento específico, a formação do cidadão para uma nova perspectiva, ou seja, para uma sociedade sem drogas, viabilizando conjunturas educativas e adaptando oportunidades para interações mais significativas. Por isso, devemos orientar nossos educandos para os problemas sociais e levá-los a refletir e procurar soluções, uma vez que almejamos sua qualidade de vida.
A dependência química compromete qualidade de vida daquele que usa a droga, também afetando de forma indireta, familiares que acompanham a rotina do uso das mesmas. A procura por drogas tem muitos motivos. É importante não esquecer que as drogas tem