projeto pesquisa higiene corporal
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Higiene corporal
PROBLEMA: Quais as consequências que a falta de higiene incorreta causa para a saúde humana?
HIPÓTESES:
Quando falamos em educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes coma linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo e com o ambiente.
OBJETIVO GERAL:
- Reconhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável, para a curiosidade interna e externa da fixação da higiene corporal mental e ambiental alertando-os dos riscos causados pela falta de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levar o aluno a perceber a necessidade de cuidar do proprio corpo adquirindo bons hábitos de higiene;
- Identificar doenças causadas por falta de higiene, corporal e no proprio ambiente que se vive;
- Compreender as formas de higiene corporal, bucal, e outros;
- Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
- Adquirir hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo
JUSTIFICATIVA:
O projeto “higiene corporal” tem como objetivo maior que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, estimulando à criança a conhecer e cuidar do próprio corpo. Pois se vê a necessidade de mostrar através do lúdico, como os alunos podem se envolver e conhecer a importância da higiene no dia a dia. Estimulando-os a trabalhar de forma dinâmica para que elas se envolvam e consigam compreender a importância da