Projeto Pedagógico
A indisciplina no âmbito escolar é um tema tão antigo como o próprio ensino. Muitos são as pessoas que se debruçam sobre esse assunto para tentar resolver ou pelo menos minimizar, dado que é um dos problemas que mais inquieta os educadores no seu dia-a-dia e os sistemas educativos.
REFERENCIAL TEORICO:
Conforme a classificação proposta por Freire (1989) indisciplina “é licenciosidade, é fazer o que quero, porque quero e disciplina é fazer o que posso o que devo e o que preciso fazer”.
Muitos são os fatores geradores da indisciplina no contexto educativo. A indisciplina surge de diferentes maneiras em sala de aula e alguns professores não estão preparados para lidar com o conflito, uma vez que são os mediadores da mesma. Nesse contexto comenta-se:
O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca. (FREIRE 1996, p.73)
Segundo Perrenoud (2000, p.115) “pais e professores deveriam encontra-se regulamente, de preferência com a criança, apenas para acertar os pontos, pelo simples fato que participam de uma responsabilidade educativa”.
Segundo Freire (apud VASCONCELLO, 2000, PAG.41) “Ninguém disciplina ninguém. Ninguém se disciplina sozinho. Os homens se disciplinam em comunhão, mediados pela realidade”.
METODOLOGIA:
Para a elaboração do relatório sobre a indisciplina na escola X foi realizado a revisão bibliográfica (livros, revistas, citações da internet relacionadas ao tema), onde o grupo debateu e refletiu muito sobre o assunto.
Após a revisão ocorre a pesquisa de campo, onde os dados foram coletados por meio de entrevistas, questionários e observações, em 03 dias: de 07 a 09 de maio. O público alvo foi composto de 10 alunos 10 pais 03 professores e 01 coordenadora pedagógica.