Projeto para tcc
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I
PROGRAMA DE GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
ELISANGELA SANTANA SANTOS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:
Como o programa de qualidade de vida para professores de uma escola da rede municipal de ensino de salvador poderia contribuir para a melhoria da qualidade do ensino desta unidade escolar.
Salvador agosto /2012
CAPÍTULO 1-INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO-
Na atualidade cada vez mais as empresas buscam sua sobrevivência no mercado competitivo, devido a crescentes mudanças na economia mundial.
Á partir da década de 90 a economia brasileira passou a sofrer alterações em função de uma nova política de estabilização que provocou a redução no âmbito inflacionário,além de eliciar mudanças empresariais voltadas para um novo panorama organizacional e tecnológico em voga nos países capitalistas mais avançados.
Embora haja um crescente desenvolvimento em vários setores na atual sociedade,considerando a evolução desta em detrimento das anteriores,ainda existem organizações que assumem uma rotina mecanicista de trabalho,com procedimentos rígidos como caminho para se alcançar os resultados objetivados,além de determinarem como forma de resolução de problemas com pessoal a escolha de punições para quem foge ao padrões pré-estabelecidos.
Para Davis e Newstron(1996,p147),tal tipo de visão,em relação ao trabalho,era creditada como a melhor forma de controle de qualidade do serviço ,ou seja,uma visão equivocada no que se refere ao controle de qualidade dos serviços prestados.
A visão mecanicista,puramente técnica e rígida do trabalho,abriu a brecha para um controle burocrático e taylorista do trabalho ,criando uma visão de homem-objeto para o trabalhador;um ser manipulável e facilmente substituível ,incapaz de participar da gênese de seu próprio trabalho.
Desde que