Projeto oficina cultural
Projeto elaborado por: Marinea Ap. D. Reimer
Escola: E E Antonio Militão de Lima
Público Alvo: crianças de 8 a 12 anos, além de professores e interessados em geral.
1.Introdução:
Durante o período da chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes, e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época.
A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. O homem começa a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.
Foi a partir dessa preocupação que surgiu esse projeto, que visa a criação de bonecos com o uso de matérias que seriam descartados no meio ambiente e levariam anos para se decomporem.
2. Justificativa: Esse projeto será realizado utilizando os materiais descartados pelos próprios alunos na escola e também em suas casas, tentando assim criar uma conscientização ambiental nos mesmos, além de diminuir os resíduos na natureza e fazerem dos mesmos úteis ao aprendizado dos alunos.
3. Objetivo:
O objetivo desse projeto será ampliar a imaginação, desenvolver a coordenação motora, despertar a criatividade, trabalhar a timidez, aperfeiçoar a concentração, valorizar o trabalho em grupo, tudo visando a preocupação com a conscientização ambiental.
4.Metodologia: Serão utilizadas garrafas pet, tampinhas, pedaços de retalhos, botões, lãs, fios, além de cola, tesouras, lápis, canetinhas e guaches. A oficina terá duração de 3 horas para que cada aluno confeccione seu boneco. Durante o processo de confecção, sempre estimularemos os alunos a pensarem em um nome para o boneco, pensar numa profissão,