PROJETO NR - 35 TRABALHO EM ALTURA
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO
BRUNO SOUZA DOS SANTOS
CAIO FELIPE BEZERRA DE SOUZA SILVA
DEISEANE SANTANA
FERNANDA MARIA RODRIGUES NEVES
GUILHERME DE LIMA ALVES
ISIS BARBOZA DA SILVA
LEANDRO MARCOS
RAIELLY MARIA ALVES DOS ANJOS TACIANA MARIA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
PROFESSOR: RONALDO ARAGÃO
TURMA: STB 03
03 DE NOVEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Com as mudanças na forma de organização do mercado de trabalho, a crescente competitividade e produção de empresas, levou a prioridade em assegurar medidas de segurança para seus trabalhadores, no intuito de evitar gastos para empregadores e gastos previdenciários, como indenizações e benefícios, além de reduzir o crescente número de acidentes e doenças geradas em qualquer ambiente de trabalho. Assim, foram criadas Normas Regulamentadoras (NR) que definem as condições e necessidades de executar uma atividade correta, sem que haja eventuais situações de não conformidades, além de outras disposições encontradas entre as atuais 36 normas (AZEVEDO e SOUSA, 2013).
Devido às condições de trabalho e causas recorrentes de acidentes graves e fatais, principalmente relacionados a diferentes níveis de altura em variados tipos de tarefas, como trabalhos na construção civil, distribuição de energia elétrica, atividades de telefonia, indústria, montagem e desmontagem de estruturas, armazenamentos de materiais, resgate, trabalho florestal, entre outros, foi necessária a criação de um instrumento normativo que contemplasse todas essas situações que apresentam risco de vida e saúde do trabalhador (MTE, 2013).
Dessa forma a NR-35 contempla o trabalho em altura, compreendendo as particularidades existentes em cada setor, sendo criada a pouco mais de dois anos, devido aos índices elevados de acidentes e mortes de trabalho nessa área trazendo preocupação para o mercado brasileiro. Trata de uma norma