Projeto multidisciplinar
Psicologia da Aprendizagem
Os fatores que prejudicam crianças e professores no ensino escolar.
Nas escolas as crianças de baixa renda sofrem com a falta de aprendizagem, pois muitos não conseguem ir a escola devido ao trabalho e oportunidade que não se tem. Pois existem escolas totalmente mal estruturadas, professores despreparados que não tem nenhuma estrutura na formação para os alunos. Uma conclusão relevante é que a escola necessita criar ambientes alfabetizadores, para que com a visualização e familiarização da linguagem escrita desenvolva na criança uma habilidade autônima.
Muitos alunos não tem uma linguagem formal, devido a situação precária que se encontra. E também não tem uma linguagem escrita tão boa, com isso prejudica ainda mais desenvolvimento da criança na sociedade em que vive.
Para que haja desenvolvimento social para sua formação, os alunos precisa se interessar mais e interagir na sala de aula e não somente ser ouvintes.Com a interação os alunos tem um rendimento escolar melhor, pois o aluno pode fazer perguntas e aprender ajuda o colega do lado.
Pois é mínimo o desenvolvimento destas crianças de baixa renda, os professores não tem a oportunidade de ter um bom planejamento pedagógico, não tem material suficiente para trabalhar com essas crianças que necessita.
A alfabetização é muito pouca, muitas crianças chegarão à escola sem saber não só como se escreve, mas também por que e para que se escreve. A partir do momento que entenderem o “porque” e o “para que”, compreenderão também “como” se escreve.
Ao contrário da escrita, que é uma atividade de exteriorizar o pensamento, a leitura é uma atividade de assimilação de conhecimento, de interiorização, de reflexão. Por isso, a escola que não lê muito para os seus alunos e não lhes dá a oportunidade de ler muito está fadada ao insucesso e não sabe aproveitar o melhor que tem para oferecer aos seus alunos.
As crianças que não são alfabetizadas seu estado emocional é