projeto multidisciplinar
Atividade de autodesenvolvimento Aula-tema 03: Comece com um fim em mente
Esta atividade tem como principais objetivos fomentar sua reflexão e ampliar os estudos sobre o trabalho com projetos no ensino fundamental I. É de grande importância que o professor, ao se lançar no trabalho com projetos, considere as muitas variáveis que compõem tal trabalho.
Ao longo desta atividade, você poderá analisar questões pontuais sobre a aprendizagem baseada em projetos e estabelecer alguns paralelos com o que, geralmente, costumamos encontrar nas escolas mais tradicionais e conservadoras.
Passo 1: Leia a entrevista "Aprender sonhando", disponível em: . Acesso em: 06 out. 2011.
Aprender sonhando – Nilbo Nogueira (Transcrição da entrevista)
Projetar é sonhar, garante o educador Nilbo Nogueira. Afinal, tem coisa melhor que planejar e pôr em prática, na sala de aula, atividades de acordo com seus gostos e interesses? Mas não basta sonhar sozinho. Para ele, trabalhar com projetos deve ser uma criação coletiva da coordenação, dos professores e, principalmente, dos alunos.
Esperando a professora dizer com que cor pintar o céu. Parece piada, mas é assim que o educador Nilbo Nogueira define o sentimento de muitos alunos nos processos tradicionais de ensino-aprendizagem. Especialista em projetos educacionais, ele não titubeia em apontar o fim da passividade em favor da interação como principal vantagem dos projetos. Se dependesse só de sua vontade, alunos passivos e professores ditando regras já seriam artigos de museu.
Mas tal conquista não é fácil, admite. "Os alunos ainda não estão acostumados com a autonomia (...) a sensação é de que estão perdidos, pois não existe, no projeto, o professor dirigindo". Para ele, a questão é tão séria que, em vez de ir pondo planejamento, execução e avaliação de projetos onde antes havia aulas e provas, ele recomenda cautela e uma regrinha básica: é preciso que fique muito claro para os alunos o que é um projeto e