Projeto Multidisciplinar II
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”, sob orientação do professor-tutor a distância Rita de Cássia Medeiros Gomes.
Atividades Lúdicas aplicadas aos Jardins de Infância-
Etapa 1
De acordo com Ferrari (2011), Friedrich Froebel fundou sua primeira escola em 1816 na cidade alemã Griesheim. Quando a escola foi transferida para Keilhau ele colocou em Prática suas teorías pedagógica. Ele também fundou o primeiro jardim de infância, na cidade alemã de Blankenburg. Foi administrador de uma gráfica, onde imprimia instruções de brincadeiras e canções para ser aplicado nas escolas e em casa.
Após sua morte os jardins de infância rapidamente se espalharam pela Europa e nos Estados Unidos, onde foi incorporado aos preceitos educacionais do filósofo John Dewey.
Froebel foi o primeiro educador a considerar o início da infância como uma fase importantíssima para a formação do ser humano como pessoa.
Esse pedagogo queria romper com a educação verbal e tradicionalista da época e para isso utilizava uma educação sensorial com jogos e materiais didáticos.
Segundo Kishimoto (apud SANTOS, 1999 apud ALMEIDA; CASARIN, 2012), Froebel foi o primeiro educador que justificou o uso do brincar no processo educativo. Ele tinha uma visão pedagógica do ato de brincar. O brincar, pelo ato de brincar desenvolve os aspectos físicos, moral e cognitivo. Também defende a necessidade da orientação do adulto para que esse desenvolvimento ocorra.
Segundo Ferrari (2011), para Froebel as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não é apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
O brincar e o jogo para muitas pessoas são apenas uma atividade de passatempo ou um