projeto multidisciplinar (ava)
Caracteriza-se por uma teoria que veio de uma escola de pensamento que é a psicologia da Gestalt. Essa escola estuda como os seres percebem as coisas e como o campo perceptivo se organiza. Assim, esse movimento visa buscar respostas científicas para os questionamentos sobre o processo de conhecimento e, ao mesmo tempo, oferecer uma reação às teorias de condicionamento, analisando os efeitos da percepção.
Essa psicologia entende que os fenômenos psicológicos, físicos, biológicos e simbólicos compõem um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. Ao descobrirmos um estímulo físico, tentamos compreendê-lo por meio de uma disposição perceptual. Essa disposição pode ocorrer de diferentes maneiras, todavia, apenas uma disposição aparecerá de cada vez.
Caso você queira reorganizar sua percepção conscientemente, alterando o foco de percepção, isso poderá ser feito, mas sempre uma em cada momento. Assim, a percepção estabelece a importância básica da Gestalt, obedecendo a capacidade por meio da qual o indivíduo estrutura a realidade, criando uma conformação. Nas leis da Gestalt é muito comum a expressão insight, lembrando o momento em que a percepção acontece e o todo se estrutura.
Além disso, deve-se destacar o estabelecimento de uma figura e de um fundo na realidade percebida. Na medida em que uma percepção é personalizada e acontece de forma bastante peculiar, observamos que, no todo, serão destacados pontos diferentes para cada sujeito.
A funcionalidade da Gestalt na educação torna-se respeitável à medida que abandona a função automática no processo de aprendizagem, considerando somente as situações que acarretam experiências ricas e variadas e levam o indivíduo ao amadurecimento e à emergência do insight. Segundo as explicações da Gestalt, os três elementos primordiais da aprendizagem são: aquisição, retenção e transferência.
Na Gestalt, o ensino é centrado no aluno e o educador tem como