Projeto Mostra Cultural
Dessa maneira, Cuba pouco a pouco se transformou no famoso “quintal” de grandes empresas estadunidenses. Essa situação contribuiu para a instalação de um Estado fragilizado e subserviente. De fato, ao longo de sua história depois da independência, Cuba sofreu várias ocupações militares norte-americanas, até que, na década de 1950, o general Fulgêncio Batista empreendeu um regime ditatorial explicitamente apoiado pelos EUA.
Nesse tempo, a população sofria com graves problemas sociais que contrastavam com o luxo e a riqueza existente nos night clubs e cassinos destinados a uma minoria privilegiada. Ao mesmo tempo, o governo de Fulgêncio ficava cada vez mais conhecido por sua negligência com as necessidades básicas da população e a brutalidade com a qual reprimia seus inimigos políticos. Foi nesse tenso cenário que um grupo de guerrilheiros se formou com o propósito de tomar o governo pela força das armas.
Formou-se então, nesse meio tempo, um grupo de guerrilheiros liderados por Fidel Castro, que tinham como objetivo comum a derrubada do regime militar. E com isso a implantação de um regime democrático, que visava os interesses e necessidades básicas da população cubana. Além da expulsão completa das empresas norte-americanas e todo o poder delas sobre a ilha. A idéia principal desse grupo de guerrilheiros era acabar com a ditadura e com o comando norte-americano.
O primeiro evento para o alcance desse objetivo foi o assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, em 26