Projeto Monteiro Lobato
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LAURA VERGÍNIA DE CARVALHO RIBEIRO
JUSTIFICATIVA
Por meio da literatura infantil brasileira, é possível levar até as crianças a riqueza de nossa cultura, contribuindo assim, para a formação de uma identidade nacional que valoriza os seus costumes. Nesse projeto resgatar-se-ão cantigas de roda, brincadeiras cantadas, brinquedos de época bem como receitas e jogos folclóricos.
José Bento Renato Monteiro Lobato, um autor importantíssimo no contexto brasileiro, tem encantado gerações com suas histórias e fábulas, será apresentado de forma lúdica a fim de promover o conhecimento de sua biografia pelos alunos.
Valorizar nossa cultura mostrando às crianças que os personagens das histórias de Monteiro Lobato estão interligados com o nosso povo e nosso folclore. Por exemplo, no sítio do Pica Pau Amarelo a vovó Benta nos lembra o aconchego de avó; a Emília – boneca de pano, representando os brinquedos antigos; o Visconde – o estudioso; Narizinho e Pedrinho lembrando a inocência e resgatando a fantasia muitas vezes perdida na atualidade; a Tia Anastácia lembrando nossa culinária e trazendo à tona receitas caseiras; Tio Barnabé com seus contos e causos evidenciando a oralidade; a Cuca que propiciará a expressão de sentimentos variados; O Saci – representante de lendas e folclore brasileiros. E o próprio sítio como um contexto mais comum à realidade brasileira se comparado ao contexto de castelos e nobrezas encontrado em outros clássicos da literatura infantil mundial.
Será apresentada as crianças a importância da comunicação, ressaltando que o ser humano se utiliza de diferentes idiomas para se comunicar assim como os animais da fazenda se comunicam cada um com diferentes sons. Introduzir-se-a às crianças alguns vocabulários e músicas relacionadas com o contexto da fazenda, como por exemplo, frutas e animais.
OBJETIVO GERAL
Favorecer o desenvovimento das capacidades linguísticas e criadoras