PROJETO MARTINHA
1. APRESENTAÇÃO
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Oferecendo oportunidade para muitos que procuram o tratamento e não possuem condições financeiras para arcar com as despesas de Clínicas de Recuperação particulares.
2. JUSTIFICATIVA
Os jovens estão cada vez mais usando tóxicos e colocando em risco sua saúde e seu futuro.
Desde o "inocente" copo de cerveja, muitas vezes, em reuniões familiares, até o contato com drogas mais pesadas, o caminho pode não ser longo. Como impedir que esse quadro se torne mais e mais dramático?
A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo.
Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções. Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as consequências desastrosas que futuramente poderão lhe advir.
Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é