Projeto manutenção industrial
Desde o início da industrialização até os dias atuais, toda indústria sempre procurou estabelecer o mais alto grau de produção com o menor custo possível. Mas com a concorrência global e por conseqüência, a necessidade de apresentar qualidade do produto, essa afirmativa tornou-se a premissa principal para a sobrevivência e sucesso das empresas. Ao longo dos anos, vários estudos e ferramentas de manutenção foram implantados, provocando a necessidade de grandes investimentos nessa área. O uso incorreto, ou até o desconhecimento destas ferramentas, estabeleceu um grande paradigma nas indústrias, na qual afirmava que, manutenção era somente um custo de produção.
1. OBJETIVO GERAL
Apresentar a manutenção como recurso a ser utilizado na indústria, identificando as principais ferramentas, que podem contribuir para a melhor confiabilidade dos equipamentos, maior disponibilidade, qualidade e oportunidades de reduções de custos com manutenção.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) apresentar as ferramentas de manutenção b) reduzir falhas nos equipamentos c) organizar o Setor de Manutenção na Indústria d) aumentar os índices de produtividade e) aumentar a proatividade e sinergia entre operação e manutenção
3. PROBLEMAS DE PESQUISA
a) A manutenção deve ser considerada apenas como um custo de produção?
b) As ferramentas de manutenção devem ser estabelecidas como metas, pois sua utilização trazem excelentes resultados?
4. HIPÓTESES
a) A manutenção não deve ser considerada apenas um custo de produção, pois ela é uma ferramenta capaz de reduzir custos e melhorar a qualidade de produção.
b) A manutenção não deve ser estabelecida como meta, suas ferramentas devem ter aplicabilidade planejada para o correto uso na