PROJETO MANHATAN
1)No Projeto Manhattan físicos, matemáticos, químicos, engenheiros e até especialistas nas áreas bélicas, como aconteceu no filme (um especialista em explosões foi necessário para desenvolver a forma como a bomba iria implodir) , tinham como objetivo a criação de algo completamente inédito e funcional , ou seja , teriam que utilizar uma base teórica praticamente inexistente sobre armamento nuclear , para produzir o artefato.
Sendo assim se faz necessário que tanto existam pessoas que entendam intimamente o que acontece no processo teórico (físicos, químicos e matemáticos) , aqueles que entendam como é possível aplicar aquele conhecimento na pratica(engenheiros) e ainda aqueles que entendam do uso político e bélico do artefato que seriam os militares no caso .
Portanto a multidisciplinaridade foi essencial ao sucesso do projeto, pois cada disciplina complementa a outra, como a produção da bomba atômica exige uma grande integração de conhecimentos práticos, teóricos e até estratégicos no caso, não seria possível o projeto ter sucesso para os Estados Unidos se não houvesse a presença da diversidade de profissionais engajados no processo.
2)No filme o termo massa crítica é usado para fazer referência à massa necessária mínima do composto fissível necessária para manter a reação em cadeia nuclear sustentável.
Porém, outro sentido de massa crítica que pode ser tirado do filme é o de que uma vez montada a estrutura, os recursos humanos e financeiros , quando tais recursos somados á uma boa coordenação de controle dos resultados e gerenciamento do projeto , quando se chega a uma “massa critica “ de recursos o projeto funciona como uma reação em cadeia , análogo ao funcionamento da bomba , produzindo conhecimentos e tecnologia ao invés de destruição no caso da bomba.
3)O cientista, por definição é aquele que trabalha com o objetivo de gerar conhecimento. Levando apenas isso em consideração, o cientista não estaria errado ao afirmar que ele pode