Projeto logistico de exportação
Projeto Logística de Exportação
EXPORTAÇÃO DO CUPUAÇU
Orientador: Caio
INSTITUTO BELO HORIZONTE DE ENSINO SUPERIOR – IBHES
Daniele Aparecida
Débora Ribeiro
Fabiana Carla Araújo
Filipe de Souza Martins
Franciele Acácio
Joaquim Lucanga
Marcio Vinícios
Paula da Silva
Patrícia das Graças
RESUMO
De forma esférica ou ovóide, apresentando até 25 cm de comprimento, com a casca dura e lisa, de coloração castanho-escura, o cupuaçu ocupa um lugar de destaque no ranking das frutas de maior valor comercial, de grande potencial para a indústria de alimentos.
O cupuaçu foi uma fonte primária de alimento na floresta amazônica, tanto para as populações indígenas quanto para os animais. Essa fruta tornou-se conhecida por sua poupa cremosa de sabor exótico. Os frutos amadurecem nos meses chuvosos de janeiro à maio, e é considerada uma delicadeza na culinária de cidades sul americanas, onde a demanda ultrapassa o estoque.
O cupuaçu é muito utilizado para a fabricação de sucos, sorvetes, vitaminas, doces, geléias, licores etc. Possui uma polpa cremosa de sabor exótico, muito utilizada para produção de extratos aromáticos.
Além do produto In Natura, também são comercializados produtos como a poupa, a geléia e o chocolate do cupuaçu, o cupulate, feito pelas sementes da fruta, o qual vamos apresentar nesse projeto.
1- HISTÓRICO
O cupuaçu, fruto da mesma família do cacau, é originário da Amazônia brasileira, sendo muito popular no Pará e na cidade de Presidente Figueiredo (AM), onde é organizada uma festa que acontece todo mês de abril.
A árvore, conhecida como cupuaçueiro atinge uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura, com características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no