Projeto Litteratus
REFLEXÃO DO FORMANDO
1. Motivações para a participação nesta acção de formação
De algum tempo a esta parte sentia a necessidade de ir mais além no que respeita à minha formação como professora, por este mesmo motivo, o
Projecto Litteratus surgiu no momento certo. Uma vez que sou fascinada pela Literatura Infantil e, nomeadamente pelo poder que esta tem de desencadear nas crianças uma curiosidade e uma necessidade de leitura que leva intrinsecamente à escrita. Sentia que precisava de aperfeiçoar as minhas práticas na escola e descobrir novas metodologias que levassem os alunos a partilhar comigo este meu fascínio. Assim, fiquei desde o início extremamente motivada pela formação, não só por verificar que ajudaria os alunos no aperfeiçoamento da escrita, no gosto pela mesma e na criação de novas ideias.
2. Expectativas iniciais em relação a esta acção
No início da acção de formação as minhas expectativas centravam-se na necessidade de aperfeiçoamento do ensinamento da leitura e da escrita, pois, uma vez que tenho poucos anos de experiência e é sempre bom aprendermos coisas novas que nos ajudem a ir mais além na nossa profissão. Aplicando estratégias diferenciadas que permitem ao aluno desenvolver um maior gosto pela leitura e pela escrita através da sua conciliação com a actividade lúdica.
3. Envolvimento pessoal na acção tendo em vista os objectivos
O meu envolvimento na acção foi, ou melhor, seria tanto maior quanto maior a disponibilidade para o poder explorar, pois, uma vez que o programa do 4ºAno é, (como todos sabemos), pouco direccionado para as questões práticas da escrita, envolvendo mais a questão teórica e dai que o tempo restante para a prática deste projecto não fosse o que eu desejaria.
Reflexão do formando: Sara Vicente
1
Projecto Litteratus
Além disso seria importante que o seu incremento tivesse ocorrido desde o início do ano lectivo.
No princípio do ano, coloquei na sala de aula uma