Projeto leitura 4
Aluna: Gislaine Lopes Zanol
1) Os acionistas do nada representam o menor perigo do trafico , são os punidos por serem de acesso mais fácil do que os superiores.
2) O controle social é a busca pela hegemonia e pelo consenso, fazendo submissos os que vão contra a ideologia dominante. Alem das vias punitivas (autoridades do Estado, que detém o poder de punir), o controle social também é exercido pela propria sociedade, família, escola, religião, meios de comunicação, que define padrões de comportamento, induzindo condutas sem serem percebidos como instituições de controle. Quando o assunto é o narcotráfico a repressão a circulação das subtancias causa danos a toda a populaçao, principalmente as que vivem em favelas e comunidades mais carentes. Prender, processas e julgar os indivíduos que realizam as condutas descritas na lei como trafico de drogas é somente uma parcela do controle social, ocorrem restrições do direito de ir e vir das pessoas, através de prisões para averiguações ou ate o próprio lazer como a proibição de baile funk.
3) O poder configurador é uma repressão que promove o controle social em massa. O poder social é usado contra pessoas menos favorecidas e moradores de favela.
4) O método de punição que procura corrigir o indivíduo através do aprisionamento é uma ideia militar, da policia. O que nos leva a crer que se houver um golpe militar a ideia de corrigir e “evitar” atos criminais através de outras instituições como escola, hospitais psiquiátricos e outros não iram mais ocorrer. E o sistema será cada vez mais rígido e mais repressivo
5) Dimensão definicional ou programadora do controle penal que define as regras para suas ações. Dimensão operacional que deve realizar o controle penal com base na programação feita pela anterior.
6) Delito é o ato de infringir uma lei. Um delito é considerado crime quando constiui-se uma ofensa, dano ou perigo a um bem ou valor da vida social. Tratando-se do trafico e uso de drogas, a proteção