Projeto lan house
Arroio dos Ratos, 16 de abril de 2012.
OBJETIVO
O projeto tem o objetivo de mostrar os passos para a criação de uma Lan House, descrever as principais etapas, incluindo principais equipamentos, materiais de rede, softwares e distribuição física dos equipamentos através de diagramas. Orçamento de produtos e serviços.
O projeto foi dividido em etapas:
1. Servidor – Será necessário criar e configurar um servidor, que terá como principal função controlar e distribuir informações e dados para as estações, em segundo plano um compartilhamento de impressão.
2. Switches – Será instalado um switch para atender a necessidade de distribuir pontos de conexão para as 4 estações . Para esse projeto será usado um equipamento de 16 portas, deixando ociosa a quantidade de 12 portas para futuras conexões.
3. Cabeamento - pelo custo benefício, será usado o cabeamento UTP.
4. Estações de trabalho - máquinas que comportem os aplicativos que serão usados, atendendo o objetivo, o acesso à internet.
5. Conexão com Internet – Será usada a conexão adsl para disponibilizar acesso as estacões de trabalho.
Sistema Operacional
Será utilizado o sistema operacional Windows xp nas 4 estacões de trabalho incluindo o servidor, sendo assim, totalizando a quantidade de 5 sistema operacional instalado. Facilitando assim a usabilidade, pois o sistema habitualmente conhecido por quem irá trabalhar, atende as necessidades de rede que o projeto apresenta para a LanHouse.
.
A- SERVIDOR
Suas funções básicas serão:
Distribuição de Ips
Distribuição de Internet
Controlador de domínio para aplicações de Policy
Contador de tempo de acesso - uso de software externo
A2 - Distribuindo Ips
Após criar o servidor será necessária a distribuição dos ips para cada estação de trabalho do grupo.
B-ESTAÇÃO
B1