Projeto KitKat
O plano de marketing e comunicação tem o intuito de analisar, avaliar e sugerir estratégias de marketing e comunicação da marca KitKat. É composto por análises de macroambiente, microambiente, ambiente interno, distribuidores, concorrentes, imagem de marca, entre outros, não só da marca KitKat como sua marca guarda-chuva, a multinacional
Nestlé.
Sintetiza todos os aspectos que influenciam as vendas, sendo estes o uso da propaganda, promoção de vendas e merchandising, marketing digital e outros tipos de ferramentas. Além de identificar a necessidade de maior utilização das ferramentas para aumentar a visibilidade de marca e criar maior vínculo com o consumidor através da criação de ações promocionais e de peças de propaganda.
O plano faz-se necessário para um maior entendimento do mercado de chocolates snacks, em crescimento, e a criação de diversas estratégias para que a marca KitKat amplie seu espaço na cidade de Salvador.
3
2
ANÁLISE
DA
SITUAÇÃO
DA
ORGANIZAÇÃO
DO
AMBIENTE
MERCADOLÓGICO
2.1 Ambiente Externo
Segundo Públio (2013, p.53), “o ambiente externo à empresa é tudo aquilo que acontece fora das portas da mesma e que influencia seu funcionamento”.
2.1.1 Macroambiente
O funcionamento de uma empresa está atrelado aos aspectos externos e internos. Os externos são as variáveis que não são controlados pela empresa, chamados de macroambientes do marketing, ou seja, conjunto de ações externas que exercem influência sob a empresa, porém não são controlados por ela.
Essas variáveis são divididas em: econômicas, demográficas, tecnológicas, naturais, sócio-culturais e político-legais.
Essas forças geram as oportunidades e ameaças, o que ajuda na posição da organização perante o mercado. Portanto, é necessário que a empresa monitore e assim antecipe ações que reduzam os riscos e aumentar as possibilidades do negócio dar certo.
Segundo Keller e Kotler (2012), as empresas bem-sucedidas têm visões do ambiente interno e externo de seus negócios.