Projeto interconexão de redes:
O estudo de caso refere-se à pesquisa de soluções e sugestões de implantações para empresas que possuam necessidade. A empresa em questão chama-se Simple Minds. Ela atua na área de administração de bens e possui 10 sites espalhados pelos Estados Unidos, nas principais áreas metropolitanas. Para cada site, a um prédio com 10 andares e um porão. Os trabalhadores nos prédios usam PCs principalmente para processamento de texto, acesso a banco de dados e e-mail. É utilizado como protocolo de rede TCP/IP, sendo que os endereços são manualmente administrados. A empresa usa também um endereço classe B arbitrariamente selecionado e não se encontra conectada a internet.
REDE ATUAL Cada andar possui 40 a 50 PCs, e de 4 a 5 servidores que estão conectados ao cabeamento Ethernet (cabo amarelo). Os servidores em um andar são acessados somente por usuários desse andar. A ainda 10 servidores no porão, acessados por todos usuários no prédio. Todos os andares encontram-se conectados ao porão por bridges. Os sites individuais não se encontram conectados uns aos outros atualmente. Toda comunicação que precisa ter entre os sites e feita via telefone (voz), correio convencional ou serviço expresso noturno. Cada PC gera em torno 10 kbps de trafego. A maior parte do trafego (aproximadamente 90%) e para os servidores locais; 10% e para servidor compartilhado localizado no porão.
NOVOS REQUISITOS A Simple Minds possui a intenção de implementar 100 PCS e 10 servidores por andar; Efetuar atualizações de aplicações para apresentações gráficas de dados, porem acreditasse que a inclusão de mais usuários e atualização de aplicações resultará em problemas graves de desempenho no aceso a rede; Além de sugerir a necessidade de interconectar os sites principais, sendo obrigatoriamente armazenar 1% do trafego de cada prédio em algum outro prédio. Há uma expectativa de crescimento futuro da empresa e resulte na inclusão