PROJETO INTEGRADOR
O gestor escolar é caracterizado por tomadas de decisões e organização no ambiente escolar estando a frente dos demais, podemos distingui-la em duas concepções: a concepção técnico-cientifica (onde a gestão é centrada) e a concepção sociocritica (onde a gestão é "coletiva").
2- O papel do gestor escolar sofreu algumas alterações no decorrer do seu processo histórico, aponte e reflita esta mudança e como poderemos chegar a uma gestão escolar efetiva.
Atualmente nas escolas observamos que a gestão mais adotada é a técnico-cientifica onde a direção é centralizada em uma pessoa, as decisões vêm de cima para baixo e basta cumprir um plano previamente elaborado, sem a participação dos professores, especialistas, alunos e funcionários. A organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, a fim de alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. Em algumas escolas existem modelos alternativos para este e são denominados de concepções sociocríticas, Elas se caracterizam por agregar as pessoas, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomadas de decisões. A organização escolar não é algo objetivo, elemento neutro a ser observado, mas construção social levada a efeito pelos professores, pelos alunos, pelos pais e até por integrantes da comunidade próxima. Para criamos uma gestão escolar efetiva devemos aprender a dosar os dois tipos de concepções, sabendo que devemos levar em conta a opinião e necessidade dos profissionais, dos alunos e da comunidade que fazem parte do cotidiano da escola, mas também devemos levar em conta o objetivo a ser atingido e a melhor maneira de atingi-lo.