Projeto integrador
ÉRICA SOCORRO BOSON TEIXEIRA SILVA
GILMAR ALEXANDRO
ISRAEL FELIPE
LEVERTON NUNES
LUANA DE SÁ FARIAS
MARIA ISABEL MENDES
PEDRO IVES MAIA RIBEIRO LOPES
PETTERSON ALBERTO
RAFAEL CLAUDINO
A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA INICIAL E NORMAS DE PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS.
1 EXAME CLÍNICO
1.1 Anamnese
O termo anamnese vem do grego “anamnésis”, que significa recordação, reminiscência e indica tudo o que se refere à manifestação dos sintomas da doença, desde suas manifestações prodrômicas (do início da doença) até o momento do exame.
A Anamnese é uma ferramenta fundamental para o sucesso do tratamento odontológico. É a base da consulta inicial, além de fornecer informações importantes para o diagnóstico odontológico, ajuda o cirurgião-dentista a estabelecer o perfil do paciente que será tratado sob sua responsabilidade profissional. Consiste no conjunto de informações que faz parte da história clínica do paciente até o momento do exame (Tabela 1). As Técnicas de anamnese são basicamente duas, que não são de todo independentes; frequentemente se juntam e se justapõem:
Técnica do interrogatório cruzado: que procura identificar os sintomas aonde o examinador conduz as perguntas: sente dor? Onde? Há quanto tempo? Esta técnica procura identificar os sintomas.
Técnica de escuta: onde o paciente tem a capacidade de relatar com as próprias palavras suas preocupações pessoais.
Tabela 1: Fases do interrogatório.
FASES DO INTERROGATÓRIO
IDENTIFICAÇÃO
Os seguintes elementos devem ser considerados: nome, endereço, idade, estado civil, sexo, cor de pele, profissão e procedência.
QUEIXA PRINCIPAL
O motivo fundamental que levou o paciente à consulta, sendo recomendado que sejam registrados com termos utilizados pelos pacientes.
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL
Histórico completo e detalhado de queixa apresentada em toda sua evolução temporal e sintomatológica. O profissional deve nortear as perguntas de forma a