Projeto integrador
CST Gestão da Produção Industrial
Aplicação da Metodologia de Produção Mais Limpa
Na Busca da Ecoeficiência na Empresa MetalFlex
Pinhais - Pr
Curitiba 2012
Aplicação da Metodologia de Produção Mais Limpa
Na Busca da Ecoeficiência na Empresa MetalFlex
Pinhais - Pr
Trabalho apresentado como Projeto Integrador do Módulo A, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Centro Universitário Curitiba. Campus Emiliano Perneta.
Prof. Celso Valério Antunes
Curitiba
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
É possível notar que a questão ambiental vem assumindo uma posição de destaque perante as preocupações da sociedade, com isso, muita das atitudes com o meio ambiente estão sendo repensadas.
Hoje em dia as empresas estão mais preocupadas e também mais dispostas para demonstrar seu crescimento ambiental eficiente, onde estão buscando mais técnicas que além dos objetivos ambientais, podem estar ganhando mais benefícios sociais e econômicos.
Entre as tecnologias que possam controlar os impactos para com o meio ambiente, levando em conta a política e a organização da empresa, destaca-se a Produção Mais Limpa (P+L), como um processo vantajoso.
A Produção Mais Limpa consiste em produzir utilizando melhor a matéria-prima, água, energia elétrica e não gerar resíduos. Para diminuir o impacto ambiental causado pela empresa.
Para desenvolver o estudo escolheu-se a empresa MetalFlex do setor de metalurgia, localizada na cidade de Pinhais. Ela trabalha através de licitações, onde seus principais clientes são os órgãos públicos. Seus produtos são; grades, portões, janelas e traves de gol, usando como matéria-prima o aço.
O principal processo da MetalFlex, consiste no corte e solda de chapas e tubo de aço, que gera muitas perdas e refugos em grandes quantidades, não havendo nenhum controle do desperdício dessa matéria-prima e nem de estoque, além de uma grande desorganização no setor produtivo.
2