PROJETO INTEGRADOR
Muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica aplicada. Esta teoria foi apresentada primeiramente pelo físico Robert Hooke.
A partir da lei de Hooke responsável por verificar a deformação de um elástico ao se expandir. Foi realizado um experimento para poder definir a força da mola utilizada no dispositivo.
Então foi suspendido em uma das extremidades da mola um corpo de determinada massa, e foi encontrado o valor da constante da mola;
A partir da constante foi calculado a força da mola:
F = 0,076 . 50 = 3,8 N
9.0 2º Lei de Newton
Também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, esta lei, a segunda de três, foi estabelecida por Sir Isaac Newton, ao estudar a causa dos movimentos. Que consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare, é necessário a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for à força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
A Lei diz:
A resultante das forças aplicadas sobre um ponto material é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida:
F = m x a
Onde:
F = Força m = Massa a = aceleração
Força Peso é a força com que a Terra atrai os objetos que estão em sua superfície.
Podemos calcular a Força Peso através dessa fórmula:
P = m x g
Onde:
P = Peso m = Massa g = Gravidade
Após calcularmos a força de deformação da mola, utilizando a Lei de Hooke, aplicando todos os métodos dos cálculos desta lei encontramos a força(3.08N), e como temos a massa do disco (105g), aplicamos a formula da segunda lei de Newton para encontrarmos a aceleração.
F = m x a ➨a = F/m ➨a = 3,08/105 ➨a = 0,3 m/s²
Como já temos o valor da massa e sabemos que o valor aproximado da gravidade é 9,8 m/s²