Projeto integrador
O presente trabalho refere-se ao Projeto Integrador referente ao modulo 2 do Curso de Tecnologia de Recursos Humanos 2, e a idéia é mostrar a operacionalização dos vários conceitos estudados nas varias disciplinas a seguir. Tecnologia da Comunicação e Informação, Matemática, Filosofia e Ética, Sociologia e Política e Estudos Avançados da Administração utilizando para isso vários itens da empresa Bunge. Responsabilidade Social e Sustentabilidade como diferencial competitivo para as organizações de maneira exploratória, a fim de melhor analisar e esclarecê-lo, e identificar os benefícios proporcionados à sociedade e empresas.
1. DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Apesar de a expressão responsabilidade social corporativa não possuir uma definição consensual, pode ser entendida como a maneira ética de condução dos negócios da empresa de forma que esta se torne co-responsável pelo desenvolvimento social. A responsabilidade social corporativa é o compromisso voluntário das empresas com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, desde sua composição social e um comportamento responsável com as pessoas e os grupos sociais aos quais se integram. A responsabilidade social empresarial (RSE), conforme Young (2010) definitivamente tornou-se uma importante ferramenta para a sustentabilidade das organizações. Hoje, os conceitos que norteiam uma gestão socialmente responsável – a relação ética e transparente com todos os públicos que se relacionam com a empresa para o desenvolvimento do seu negócio e da sociedade, preservando-se os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras – trouxeram vários benefícios para as organizações. O ser humano da atualidade passou a ser referência, meio e fim da ação das organizações.
2. DEFINIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE:
O termo se originou da conscientização crescente, durante a década de 1980, de que os países, precisavam descobrir maneiras de