Projeto Integrador
A definição não deixa dúvidas: opiniões, geralmente, aceitas em época determinada. Isto significa que o senso comum varia com a época, ou melhor, de acordo com o conhecimento relativo alcançado pela maioria num determinado período histórico, embora possa existir uma minoria mais evoluída que alcançou um conhecimento superior ao aceito pela maioria. Estas minorias por destoarem deste senso comum são geralmente discriminadas.
A História está cheia destes exemplos. O mais conhecido é o de Galileu. Em seu tempo o senso comum considerava que a Terra era o centro do Universo e que o Sol girava em torno dela. Galileu ao afirmar que era a Terra que girava em volta do Sol quase foi queimado pela Inquisição. Teve que abjurar-se para salvar a vida.
Hoje o senso comum mudou. Quem afirmar que o sol gira em torno da Terra será considerado no mínimo um louco pela maioria.
Inúmeros outros casos da mudança do senso comum poderiam ser citados. Era crença no tempo das grandes navegações de que o mundo era plano e quem navegasse pelo oceano estaria sujeito a chegar num ponto onde terminava o mundo e começava um abismo. Colombo e Fernão de Magalhães demonstraram na prática que o mundo era redondo.
Outro exemplo famoso foi a teoria da geração espontânea dos micróbios que foi derrubada por Pasteur.
Um exemplo de senso comum ainda aceito pela maioria hoje em dia é a solidez da matéria. Nos altos círculos científicos esta já é uma idéia superada. Um corpo físico não passa de um estado vibratório que apresenta a ilusão de densidade e impenetrabilidade, em função das altíssimas velocidades das partículas constitutivas dos átomos.