PROJETO INTEGRADOR W
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA/ 504- ND
Baixar o anexo original
PROJETO INTEGRADOR
GLAUBER LEOCÁRDIO DA SILVA
LUCIANE GERTRURDES DAS CANDEIAS
SHIRLEY FRANCISCA DA SILVA
SHIRLENE FRANCISCA DA SILVA
WILLIANE DE KÁSSIA ALVES
Professora Orientadora: Cassya Regina Pereira Guimarães Recife
2014
CASO CLÍNICO
MJS, 25 anos de idade, sexo feminino, cor branca, autônoma, residente no bairro de Boa Viagem, Recife-PE, sexualmente ativa desde os 13 anos de idade, teve mais de 20 relacionamentos, mas atualmente está com o mesmo parceiro já há 12 meses. Foi submetida a um exame que permite o diagnóstico e o tratamento de doenças referente ao aparelho genital feminino, o exame de papa nicolau identificou “uma doença que causa um halo claro ao redor do núcleo” caracterizada por alteração celular inflamatória e núcleo infectado, sendo assim indicou-se a necessidade de realização de um procedimento cirúrgico no qual se colher celular ou fragmentos de tecidos orgânico para estudo laboratorial, nesse fragmento de tecido analisado revelou-se um câncer.
Nos indícios encontrados achou-se o vírus que causa lesões benignas ou cancro e mostra-se um desenvolvimento desordenado de células danificadas.
HPV (Papilomavírus humano)
O que é HPV?
O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer). Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar