Projeto integrado
Camila Madureira Torres de Oliveira
RA:
Vanessa Cristina Amaral de Oliveira
RA: 4648617
Resumo: O consumo faz parte do nosso dia a dia, está presente em todas as sociedades e é um importante meio de auto expressão identitária e delimitação social. Na sociedade em que vivemos as classes B e C estão consumindo produtos de grifes famosos, apesar do seu pouco poder aquisitivo, enquanto que consumidores da classe A estão consumindo os mesmos produtos, porém sendo adquiridos na Europa e/ou Estados Unidos.
Esta pesquisa tem como objetivo explicar o mercado consumidor das classes B e C, os motivos que os levam a consumirem produtos de grife, e por que os consumidores da classe A estão adquirindo os mesmos produtos no exterior.
Palavras Chaves: Consumo – comportamento – vestuário.
1. Introdução
A transformação dos hábitos de compra no país tem relação direta com a ascensão social (e econômica) da classe média. De acordo com uma reportagem publicada no site da revista Veja (04/06/2011), as classes mais altas representam hoje 16% da população brasileira, enquanto a classe média já corresponde por mais da metade.
O consumo desta classe, que movimenta aproximadamente R$ 923 bilhões por ano (um mercado 13 vezes maior que o movimentado pela elite), deixou de ser exclusivamente para produtos inferiores e compras básicas. Atualmente os consumidores tem preferência por comprar produtos de 1ª linha, como roupas, eletrodomésticos, perfumes, joias, relógios e alimentos.
2. Fundamentação teórica
2.1 Comportamentos do consumidor e Segmentação de mercado
O consumo é um sistema simbólico que articula coisas e seres humanos e, como tal, uma forma privilegiada de ler o mundo que nos cerca. Através dele a cultura expressa princípios, estilos de vida, ideais, categorias, identidades sociais e projetos coletivos. Ele é um dos grandes inventores das classificações sociais que regulam as visões de