Projeto integrado Makro
1. Políticas comerciais existentes na empresa
1.1Política de preço definido pela empresa;
A política de preço do Makro é definida através de pesquisas de mercado, que é feita pelo setor de marketing e o setor financeiro de São Paulo. Com mais de 26.000 (vinte e seis mil) produtos, a empresa usa o markup para definir seus preços. O valor do markup representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda, são considerados alguns fatores,como despesas fixas e variáveis. O markup tem percentuais diferentes, de acordo com os custos e despesas.
Ex: .Os produtos de margem reduzidas giram rapidamente( mercearia,perecíveis)os produtos de giro lento tem uma margem alta (não – alimentos,brinquedos)
1.2.Política de giro lento operada na empresa;
Algumas ações de merchandising são usados no ponto de venda,exemplo: produtos de giro lento são expostos em pontos especiais ( na entrada da loja), a estratégia dá a maior visibilidade para o cliente alcançar o produto. A Matriz em São Paulo, analisa se o produto voltará a ser vendido ou não,depende da solicitação do cliente ( quando este faz um pedido exclusivo).
1.3.Política de ponto de estoque da empresa;
Os produtos de ponto de estoque são expostos em pontos estratégicos, como frente de loja, os quais são sinalizados com cartazes informando a promoção e quando o produto não é vendido, sofrem remarcações de 20% á 30% chegando até mesmo á 50%.
1.4.Política de oferta da empresa.
A empresa lança a cada 15 dias, o jornal com suas ofertas. Essas ofertas valem para todo o território nacional, mas há também outros jornais um é em período sazonal, ou seja, períodos em que há comemorações como o natal, páscoa e outro jornal é o regional que serve somente para a loja local, exemplo disso, foi realizado no mês de novembro um jornal com o nome de Mega Saldão realizado apenas na loja de fortaleza.
As ofertas são