Mal de Parkinson
O cérebro é um órgão complexo, considerado o principal órgão do corpo humano. ¨É composto por massa cinzenta e massa branca, sendo dividido em dois hemisférios por intermédio do corpo caloso, compreendendo também o tronco encefálico e o cerebelo¨.
Existem várias doenças relacionadas ao cérebro como esquizofrenia, doença de Alzheimer, doença de Parkinson entre outras que desafiam a ciência na causa e cura por exemplo.
A doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica e progressiva, caracterizada pela perda contínua de neurônios dopaminérgicos na parte negra do mesencéfalo. É de causa desconhecida, atinge com maior incidência a população idosa na faixa etária dos 55 a 60 anos, aumentando a prevalência a partir dos 70 a 75 anos, perdendo somente para a doença de Alzheimer.
Compromete o movimento causando tremores, rigidez muscular, instabilidade postural, desequilíbrio entre outros, manifestados quando a neurodegeneração for 50% dos neurônios e a perda de 80 a 90% de dopamina estriatal.
A DP pode ser conceituada como parkinsonismo primário ou idiopático devido não ter causa atribuída a ela.
Sua principal forma de tratamento é a utilização de fármacos que evitam a diminuição da dopamina. Há também formas psicoterápicas e até cirúrgicas em alguns casos.
Algumas dicas para prevenção é manter o bem estar físico e mental com atividades físicas, ajudando na preservação da qualidade dos movimentos, ler, manter-se informado com as notícias diárias, mantendo assim a atividade intelectual e procurar um médico na percepção de tremores ou micrografia ( diminuição do tamanho de letra).
Bibliografia: www.saúde.ig.com.br; www.drauziovarella.com.br; www.usp.br; www.set.edu.br. Essa última referência foi do google acadêmico e não sei como q se faz.