Projeto integrado de rede
DISCIPLINA: PROJETOS DE REDE
Cenário
O comércio informal, como o existente em muitos pontos de nossa cidade, sofre as conseqüências de estar classificado como ilegal, à mercê de penalidades por parte dos poderes públicos e também de inescrupulosos atravessadores sem ter quaisquer instâncias de proteção legal.
O estabelecimento de recursos tecnológicos para atender as necessidades desses comerciantes pode, em primeira mão, deixá-los conectados com fornecedores e prestadores de serviços das mais variadas naturezas que, estabelecendo velocidade em negociações, permitirá vantagens financeiras, pela própria natureza da pesquisa de preços, comparação de produtos.
Em segundo lugar, garantirá a estes comerciantes uma variada gama de contatos eletrônicos com consumidores potenciais.
Como hipótese pode-se antecipar que, sem grandes margens de erro, os comerciantes informais têm conhecimentos sobre tecnologia. Redes, quer por internet, quer para acesso a bancos de informações em softwares diversos, em ambientes gráficos, em processamentos on-line já fazem parte do conhecimento, ao menos teórico, dessas pessoas.
A implantação de um sistema, incluindo hardware e software demandaria alguns levantamentos, principalmente os relativos a treinamentos diversos e financiamentos possíveis. Órgãos de fomento à pesquisa e instituições pertinentes seriam obrigatoriamente consultadas para dar apoio, tanto aos momentos iniciais da pesquisa de campo, como para a implementação de aplicativos diversos.
Com a regularização da atuação na consulta e aplicação de informações, o próprio comerciante informal terá condições de avaliar a inclusão de seu negócio nos trâmites legais e regulares, inclusive com o recolhimento de impostos. Ao participar da livre concorrência entre fornecedores poderão oferecer produtos melhor elaborados, preços competitivos, evoluindo assim de patamar negocial.
Problema
Tendo em vista esta situação, os