projeto integrado de eletronica
Sistema de Controle de níveis d’água
2° Semestre 2011
Componentes do grupo
Resumo
A experiência consiste em montarmos um sistema de controle de níveis d’agua, colocando em prática tudo que foi visto em sala de aula e laboratórios dentro das matérias de eletrônica analógica e digital.
Introdução
Eletrônica é o campo da ciência e da engenharia que trata dos dispositivos eletrônicos e de sua utilização. É a parte da física que estuda e utiliza as variações de grandezas elétricas para captar, transmitir e processar informações. Tratam dos circuitos elétricos e instrumentos constituídos por válvulas termiônicas, dispositivos semicondutores (tais como transistores, termitores e circuitos integrados), tubos de raios catódicos e outros componentes, entre os quais aqueles baseados no efeito fotoelétrico (células fotoelétricas, válvulas fotomultiplicadoras, etc..).
Eletrônica Digital
Na eletrônica digital trabalhamos com quantidades ou sinais que podem ter valores que variam de modo contínuo numa escala. Os valores dos sinais não precisam ser inteiros. Por exemplo, um sinal de áudio, que é analógico, varia suavemente entre dois extremos, enquanto que um sinal digital só pode variar aos saltos. Na eletrônica digital trabalhamos com números binários.
Eletrônica Analógica
A eletrônica analógica se baseia na manipulação das tensões e correntes existentes num circuito, formando circuitos capazes de realizar amplificações de sinais, comutação de máquinas e possibilitou a diversificação das telecomunicações que a principio só trabalhavam com modulações de sinais. Os elementos chave da eletrônica analógica são os chamados transistores, resistores, capacitores, bobinas, potenciômetros e circuitos integrados, cristais e outros. A eletrônica analógica se baseia nos princípios da lei de ohm, que o estudante de