Projeto integrado - como fazer
O Projeto Integrado (ou PI) está pautado em métodos pragmáticos, modernos e eficazes na atualidade científica e pedagógica do ensino superior. É um trabalho que propõe ao aluno a construção da interdisciplinaridade durante seu desenvolvimento, estimulando-o a reconhecer o caráter multidisciplinar da profissão e das competências necessárias ao seu exercício. Por meio do Projeto Integrado pretende-se estimular a ação pró ativa do aluno na busca de informações que o levem a compreender e aplicar os conceitos discutidos em sala de aula e ao relacionamento dos conteúdos entre as disciplinas estudadas no semestre.
Como benefício principal ao aprendizado, o PI promove o reconhecimento de técnicas e o desenvolvimento de habilidades que permitem ao aluno exercitar o discernimento intelectual, ampliando sua visão em relação a um mercado amplo, diferenciado e competitivo, que passa por rápidas e constantes mudanças. O PI propõe, ainda, uma reflexão entre a ciência e os campos profissionais, trabalhando a ética e promovendo a ação, o comprometimento e a conduta comportamental no trabalho em equipe.
A condução e a produção do trabalho permitem maior integração entre professor e aluno, colaborando para que a avaliação se dê de forma continuada e real, contribua com o desenvolvimento de competências profissionais desejadas pelo mercado e aprofunde a compreensão do aluno acerca dos temas abordados em aula. Como resultado, o PI permite ampliar a relação desses conhecimentos com a prática – tanto no ambiente socioeconômico como no campo profissional.
Assim, o PI é a produção contínua de um trabalho que integra teoria e prática, teorização e ação, aluno e professor, pessoa e grupo, conhecimento subjetivo e realidade pragmática, disciplina de fundamentação e disciplina específica da área profissional. Inicia-se com o ingresso do estudante na universidade, segue seu percurso acadêmico e se concretiza ao término do curso e funciona, por esta