Projeto infra-rede
Para atender a demanda de TI (Tecnologia da Informação) foi contemplada no projeto a construção de um datacenter central que deverá prover infraestrutura tecnológica para hospedagem de serviços e sistemas imprescindíveis para o perfeito funcionamento do canteiro. O CPD será construído no prédio da administração e terá interligações com todos os outros prédios do complexo. Dessa forma, deverá ter capacidade operacional para atender com qualidade a demanda dos usuários.
O corporativo da TI, baseado no projeto da NETWORK TECNOLOG S/A e nas informações levantadas junto à Engenharia do Projeto, apresenta um pré-orçamento para o Sistema de Telecomunicações, visando atender os seguintes itens: servidores, storage, switches, library (backup), firewall, access point, serviços de cabeamento estruturado para voz/dados tipo CAT5 e CTP-APL, racks, patch panels, CFTV, PABX IP, gateways, serviços de instalação de equipamentos, dentre outros.
INFORMAÇÕES RELEVANTES
O projeto realizado pela NETWORK TECNOLOG S/A contempla as disposições físicas e interconexões dos ativos. Dessa forma, fica pré−definido a quantidade de pontos de conexão (dados e voz), quantidade e disposição dos racks do CPD e centros de distribuição, câmeras, dispositivos wireless, e demais equipamentos.
É importante salientar que não foi identificado no projeto físico um ambiente exclusivo para rede de automação. Para garantir a segurança e disponibilidade do processo de automação da planta, é extremamente importante a adoção de uma estrutura completamente independente e isolada da rede administrativa (lógica e fisicamente), uma vez que alguns eventos típicos da rede administrativa (pendrives, acesso a internet, mídias DVD/CD, download de arquivos, etc.) podem ocasionar grandes impactos na rede automação caso a mesma seja compartilhada com a rede administrativa.
Por não contemplar o escopo de automação neste documento, a estimativa de preço apresentada poderá sofrer um aumento considerável na