Projeto II
ÍNDICE................................................................................................1
INTRODUÇÃO.....................................................................................2
MÉTODO..............................................................................................3
RESULTADOS.....................................................................................4
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.......................................................6
CONCLUSÃO........................................................................................7
BIBLIOGRAFIA......................................................................................8
INTRODUÇÃO
Um Esquema de Reforçamento é o modo através do qual a ocorrência de um reforço é programada. Há dois tipos de esquema de reforçamento:
1) Esquema de Reforçamento contínuo, onde toda vez que uma resposta é dada, ela será reforçada. Este tipo é rápido e eficiente para estabelecer um comportamento, porém é também muito dispendioso.
2) Já no Esquema de Reforçamento Intermitente, apenas algumas respostas serão reforçadas, e por isso é um esquema mais econômico, além de ser o mais adequado para manter o comportamento após ele ser aprendido, como dito por REESE (1975, p.42) “o meio mais rápido de estabelecer um comportamento é reforçar toda ocorrência de resposta. [...] Uma vez condicionado, o comportamento é usualmente reforçado intermitentemente”.
Esse segundo tipo foi o esquema utilizado no projeto II, um trabalho que visa reproduzir os resultados obtidos no experimento denominado Caixa de Skinner, através do software “Sniffy-pro, o Rato Virtual”.
Mais especificamente, foram utilizados Esquemas de Reforçamento Intermitente de Razão Fixa (Onde o reforço foi liberado após um número fixo de respostas); de Razão Variável (onde o reforço foi programado para ser liberado após um número variável de respostas em torno de uma média); de Intervalo Fixo (onde o