Projeto higiene
Escolhemos esse tema pois a escola atende uma grande demanda de crianças de uma bairro carente da cidade e percebe-se que a higiene dessas crianças, e com esse projeto pretende-se estimular, aguçar em cada aluno, a vontade de ser ter uma higiene de qualidade, mostrar os benefícios de ser ter uma higiene adequada, e mostrar também os malefícios e as consequências de não se cuidar. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao término do projeto espera-se que as crianças adquiram como competências e habilidades a capacidade para:
Ter a consciência de quanto é importante se ter uma higiene adequada. e o quanto isso é importante para a saúde delas mesmas.
Que elas possam ser independentes em relação a própria higiene
Ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1º DIA
"ATIVIDADES RELACIONADAS AO BANHO"
Área do conhecimento: Ciências Naturais, Ciências da Natureza, Língua portuguesa.
Atividade desenvolvida:
• Exposição dialogada(expressividade, socialização) e demonstração da higienização em boneca. • Vídeo de desenho( percepção visual) “Tyler não quer tomar banho” • Pintura, (coordenação motora) colagem de rótulos de produtos de higiene, recorte e cole, confecção de cartazes, banho supervisionado em bonecas, etc. • Faremos um cartaz com embalagens e rótulos de produtos de higiene, contar quantas embalagens recebemos(Pensamento