projeto geografico
1 BARRAGEM DE SOBRADINHO
1.1 Localização
A Barragem de Sobradinho está localizada no curso principal do Rio São Francisco, este detentor de uma bacia hidrográfica que se estende pelas regiões sudeste e nordeste do Brasil e que está compreendida entre os meridianos de 36 30’ e 47 30’ W e os paralelos de 7 30’ e 21 00’ S. Esta bacia inclui partes de seis estados brasileiros e do distrito federal, sendo que 84% da mesma encontra-se situada nos estados de Minas
Gerias e Bahia; em sua parte média, a bacia atinge uma pequena área do estado de Goiás, ao passo que a parte mais baixa drena os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Cerca de 60% da área da bacia está compreendida no Polígono das Secas.
A Barragem de Sobradinho encontra-se implantada no trecho submédio da bacia do Rio São Francisco, a 40 km a montante das cidades de Juazeiro (Ba) e Petrolina (Pe) e acerca de 470 km a montante das Usinas de Paulo Afonso.
1.2 Extensão
O reservatório de Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d’água de 4.214 km² e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos em sua cota nominal de 392,50 m, constituindo-se no segundo maior lago artificial do mundo, garantindo assim, através de uma depleção de até 12 m, juntamente com o reservatório de Três Marias/CEMIG, uma vazão regularizada de 2.060 m³/s nos períodos de estiagem, permitindo a operação de todas as usinas da CHESF situadas ao longo do Rio São Francisco.
1.3 Objetivos
A localização e as dimensões do reservatório da barragem, cerca de 34 x 109 m3 e extensão de 4.214 km2, confere a Sobradinho a função de obra regularizadora das vazões do rio, garantindo, desta forma, uma vazão mínima de 2.060 m3/s a jusante, propiciando um substancial aumento da descarga firme disponível aos aproveitamentos de jusante.
O aproveitamento de Sobradinho foi originalmente concebido para ser somente uma obra de