Planeamento Empresarial
O objetivo deste artigo é mostrar ao profissional, que independente do tamanho de seu negócio, do número de funcionários (colaboradores) ou se trabalha sozinho, para todos é importante fazer planeamentos de curto, médio ou longo prazo. Todas as ações que pretendem implementar, ou mudanças, devem ser estudadas e planeadas. A finalidade é que se tornem viáveis, e não fontes geradoras de stress e preocupações.
Elaborar um planeamento estratégico de negócios parece ser apenas para grandes empresas. Porém, revendo a história, percebemos que todos os negócios de sucesso também de pequenas empresas, houve o período de planeamento. Negócios que deram certo não são por acaso, eles foram conseguidos com planeamento, perseverança, um líder que acredita e fez uma equipe comprometida acreditar também em resultados no futuro.
Expandir ou reduzir um negocio, colocar outros profissionais de outras especialidades, investir em equipamentos novos, são idéias que precisam ser planeadas. Muitos profissionais começam a fazer mudanças e gastos sem nenhum planeamento, isto é muito difícil dar certo. Conhecem empresas que apenas vão comprando, gastando e esperando que tenham resultados positivos, sem planeamento?
Elaborar as idéias, que ações devem ser tomadas, investimentos e operacionalização, enfim, todas as atitudes a serem tomadas devem iniciar sendo colocadas no papel como um plano a ser realizado. Iniciamos com o Pensamento Estratégico.
Isto se torna o Planeamento Estratégico, quando todos da equipe se empenham e estão comprometidos com as idéias. Os objetivos devem ser declarados e as ações passam a fazer parte da cultura organizacional, a equipe tem compromisso com a missão da empresa. Isto parece difícil, mas não é. São mudanças de pensamentos e crenças. O importante é que os profissionais percebam que a sociedade mudou, os clientes mudaram. Esta mudança inicia primeiro com os profissionais. De acordo com os conhecimentos atuais,