Projeto gastronomiico

639 palavras 3 páginas
ESCOLA VICENTINA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
“Quem faz por amor faz melhor”

A GASTRONOMIA NOS PAÍSES DA ÁFRICA
5ºs ANOS

OBJETIVO
Conhecer a culinária da África, a diversidade de sabores e como os pratos são feitos nas varias regiões do território Africano. Fazer com os alunos um dos pratos que pesquisaram e trouxeram para o livro de receitas, confeccionar um livro de receitas de comidas típicas da Africa.
OS PRATOS TÍPICOS AFRICANOS
Muitos colonizadores passavam pela África devido às rotas marítimas que ligavam o Oriente ao Ocidente. Sendo assim, a comida típica da África recebeu influência de diversas partes do mundo, além da própria cultura dos nativos. Sua culinária se tornou uma fonte de ingredientes para diversos países do mundo.
Os escravos sul-africanos, por exemplo, que retornavam da Inglaterra, ensinavam o que aprenderam, assim como os africanos que viviam no oriente no período medieval. Existem também pratos exóticos, como o grilo frito.
O bobotie é um prato feito com cozido de carne moída, leite, castanhas, pão, cebola, damascos, passas, curry (tempero forte). Essa é a comida típica preferida de Nelson Mandela.
Normalmente, a maioria dos trabalhos relacionados à alimentação na África, são obrigações das mulheres. Desde a "plantação" ou "shambas" (como são chamados os campos de plantio), passando pela capina, plantio e colheita, até as atividades que incluem cozinhar e servir alimentos.
Mas em algumas regiões, a mulher fica encarregada dos pratos doces, enquanto o homem prepara a carne. Tradicionalmente, a cozinha na África fica para o lado de fora da casa, ou em uma construção separada dos quartos e salas.
Até hoje, a comida mais típica na África encontrada na casa do nativo. São carnes com vegetais, fortemente temperadas em uma larga panela preta. A panela normalmente fica em cima de três pedras dispostas em triângulo, e o fogo consome lentamente três pedaços de madeira para cozinhar os alimentos.

COMIDA TÍPICA DO

Relacionados