PROJETO FINAL TEORIA COOPERATIVISTA 1
CAMPUS CHAPECÓ
CURSO DE AGRONOMIA
ANDREI FELIPE PIEREZAN
ALISON PETRI VIDI
CHANIEL RONNIE MEZZALIRA
A COOPERATIVA DE CRÉDITO SOLIDÁRIO (CRESOL) E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE CORONEL FREITAS – SC
CHAPECÓ, 2015
1. Introdução
O cooperativismo surgiu na idade moderna perante a necessidade de melhoria das condições de vida dos operários, frente à exploração e o desprezo da classe vivida na época, varias tentativas fracassaram pelo caminho até que os operários conseguissem organizar-se de modo que funcionasse.
O cooperativismo em si visa o lado mais humanista, e privilegia o lado mais pessoal, o bem estar dos seus associados e a qualidade de vida, estando menos preocupado com aumento de capital.
Diante disso, a agricultura familiar ao se organizar em cooperativas que atuam de forma solidária tem maiores chances de alcançarem o desenvolvimento sustentável, pois este se baseia em três pontos fundamentais: desenvolvimento social, econômico e ambiental. Desta forma, os objetivos da cooperativa e dos cooperados não são somente econômicos e sociais, mas também ser reconhecida como uma das principais cooperativas de crédito da região auxiliando diretamente o desenvolvimento econômico e social dos sócios.
1.1 Tema ou problema da pesquisa
A problemática do estudo preocupa-se em pesquisar o porquê de algumas famílias de agricultores ainda procuram trabalhar somente com bancos convencionais, sendo que nesse caso especifico, a cooperativa oferece inúmeras vantagens aos seus associados. 1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho é analisar o sistema cresol, como forma de acesso ao crédito a agricultura familiar.
1.2.2 Objetivo Específico
O objetivo específico é analisar a diferença da oferta de crédito em relação ao sistema convencional de acesso ao crédito, e buscar compreender a importância da Cresol – unidade de Coronel Freitas para o desenvolvimento da agricultura