Projeto Final Concluido C Numero
1 Introdução
Este presente trabalho tem como objetivo expor os agravos à saúde proveniente da exposição a agentes biológicos. Além do risco de acidente com matérias perfurocortantes, que por sua vez, possuem potencial para contaminar e causar doenças. Utilizando como referência a Norma Regulamentadora nº 32 (Saúde e Segurança do Trabalho nos Serviços de Saúde), seus principais aspectos e requisitos mínimos a serem obedecidos. Observado o fato de a instituição ser de caráter publico e, por tanto, não ter a obrigatoriedade legal de implantar a norma, este trabalho pretende atuar de forma prevencionista, visto que, mesmo não havendo a obrigatoriedade, é extremamente recomendável que se mantenham parâmetros de segurança para evitar possíveis acidentes com tais materiais.
2 Histórico da Empresa
1 O Programa Saúde da Família
O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil, pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecida hoje como "Estratégia de Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa". A Estratégia de Saúde da Família visa à reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
2 A Unidade Estudada
A Unidade de Saúde da Família (USF) – Itaúna 1, que fica localizada na Rua Emestina Pires, número 100, no bairro de Itaúna, São Gonçalo, existe a 13 anos e atua com os pacientes nesta área na gestão da saúde. Na unidade, os pacientes recebem atendimento médico, através de consultas marcadas pelos agentes de saúde, que vão à casa dos mesmo periodicamente para fazer o acompanhamento familiar e de pacientes com necessidades especiais (como diabéticos, hipertensos,