Projeto Estrutura de Cobertura
Projeto Integrador
Estrutura de Cobertura
São Paulo – SP
2013
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Projeto Integrador
Estrutura de Cobertura
São Paulo – SP
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. HISTÓRICO 5
4. METODOLOGIA 8
5. BIBLIOGRAFIA 9
1. INTRODUÇÃO
A estrutura de cobertura é utilizada para sustentação ou apoio de coberturas, o termo é designado para um conjunto de obras destinado a abrigá-las das intempéries, de acordo com a NBR 15575-5 amplia as funções de um sistema de cobertura citando a preservação da saúde dos usuários da edificação, por meio da proteção contra a infiltração de umidade, além da proteção dos demais sistemas da edificação (incluindo conforto térmico e acústico do interior da edificação).
Este trabalho visa elaborar uma estrutura de cobertura do tipo duas águas com uma inclinação entre 17,6% e 57,7% (10° e 30°), no qual estará apoiada em quatro tubos de PVC e os mesmos sobre uma madeira do tipo MDF.
A estrutura será feita através de treliças de madeira, por ser um material leve e aliado a diminuição dos custos, sendo assim, facilitando o acesso e o manuseio para a sua construção.
A madeira como material estrutural tem sua aplicação mais comum nas estruturas de telhado para cobertura dos mais variados tipos.
No final do projeto a estrutura de cobertura deverá suportar um telhado padrão (definido pela universidade) durante o tempo de 30 segundos, sem apresentar quaisquer danos.
2. OBJETIVO
Construir uma estrutura de cobertura apoiada em colunas de tubo PVC fixadas em um tabuleiro de madeira MDF (1m x 1m), para que a estrutura suporte o peso de uma telha de material fibrocimento, visando assim atingir uma estrutura mais leve, resistente e que não sofra danos durante o tempo de 30 segundos.