Projeto integrador
Projeto Integrador – Engenharias
4º Semestre
Estrutura de cobertura
São Paulo
2013/2
Universidade Nove de Julho
Projeto Integrador – Engenharias
4º Semestre
Estrutura de cobertura
Projeto apresentado à disciplina de Estática dos Sólidos do 4º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Nove de Julho.
Orientação: Professor ____________________
São Paulo
2013/2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
As estruturas de cobertura de madeira são de fundamental importância para proteção de qualquer tipo de edificações de eventos como chuva, vento, raios solares, neve e também impedir a penetração de poeiras e ruídos no seu interior, sem perder sua estabilidade estrutural ao longo de toda sua vida útil, devendo também ter baixo risco de incêndio (CALIL, MOLINA, 2012; MOLITERNO, 1981).
Segundo Calil e Molina (2010), as estruturas são definidas pelas características das telhas adotadas. Mesmo assim, são vários os sistemas estruturais possíveis de serem escolhidas para fazerem parte do sistema de cobertura. As estruturas das coberturas são divididas em trama, estrutural principal e contraventamento.
A trama é a parte que forma uma estrutura paralela àquela formada pelo telhado. Usualmente é formada pelo conjunto das ripas, caibros e terças e tem a função de sustentar as telhas, mas em alguns casos pode não ser necessárias (CALIL E MOLINA, 2010).
As ripas são peças de madeiras de seção transversal, cuja largura geralmente maior que sua altura fica apoiada sobre os caibros. São necessárias conforme a definição do tipo de telha a serem utilizadas. Os vãos das ripas dependem do tipo da telha, da madeira usada, da seção da ripa e da inclinação do telhado, pois, quanto maior o telhado, maior será vão possível para a ripa (CALIL E MOLINA, 2010).
Os caibros são peças de seção que sustentam as