Projeto est gio
TÍTULO DO PROJETO
BOTUCATU
2015
AUTORES
TÍTULO
Projeto de Pesquisa apresentado
BOTUCATU
2015
SUMÁRIO
LISTA DE ANEXOS
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as diversas concepções sobre a adesão ao tratamento da HIV/AIDS. Para tanto foram utilizadas pesquisas bibliográficas buscando mostrar aspectos relativos às dificuldades e possibilidades nas questões relativas à adesão e as suas dificuldades.
Referente a este serão apresentados informações relativas a doença e os motivos pelos quais os indivíduos ainda tem resistência em aceitar o tratamento, tanto medicamentoso como em seus cuidados em gerais. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso recomenda-se fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
O início do tratamento com medicamentos antirretrovirais é um dos momentos mais difíceis para o soropositivo, pois uma nova rotina deve ser incorporada em seu cotidiano. Os medicamentos podem lembrá-lo a cada momento da doença, e a adesão é um dos maiores desafios para os pacientes. Por isso, os profissionais de saúde devem ajudar o paciente a enfrentar essa nova mudança de vida (Ministério da Saúde, departamento de DST, AIDS e Hepatite viral. s.d).
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Discutir os parâmetros envolvidos na atenção farmacêutica com enfoque na adesão medicamentosa de pacientes com HIV/AIDS.
2.2 Objetivos específicos
Caracterizar o vírus HIV e a doença AIDS;
Contextualizar a oferta de medicamentos antirretrovirais;
Distinguir os parâmetros
envolvidos na adesão
medicamentosa ao tratamento
antirretroviral;
Discutir o papel do farmacêutico na adesão ao tratamento antirretroviral.
3 MÉTODOS
Esta monografia foi construída através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente. Foram