Projeto epis
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas. A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social. Se isso a priori é uma desvantagem para a Sociologia, num segundo momento percebemos que a Sociologia é a única ciência que pode ter a si mesma como objeto de indagação crítica.
Este livro focou assuntos bastante atuais, estivemos debruçados e debatemos muito sobre os assuntos nele expostos, notamos que o mesmo foca principalmente a sociologia contribuindo para o estudo dos processos de relação de trabalho, os problemas e todas as mazelas sociais decorrentes das mudanças no capitalismo e as suas conseqüências para o cidadão comum.
Esta capa fala sobre a análise do ponto de vista da sociologia, da crise no mundo árabe.
A restruturação produtiva e a crise na sociedade industrial
Como resposta às novas exigências de competitividade que marcam o mercado globalizado a exigir cada vez mais qualidade com menor custo, a base técnica de produção fordista, que dominou o ciclo de crescimento das economias capitalistas no pós 2ª guerra até o final dos anos sessenta, vai aos poucos sendo substituída por um processo de trabalho resultante de um novo paradigma tecnológico apoiado essencialmente na microeletrônica, cuja característica principal é a flexibilidade.
Estabelecem-se novas relações entre trabalho, ciência e cultura, a partir