projeto eletrico
1 INTRODUÇÃO
2 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA
2.1 Demandam de Potência elétrica
2.2 Entradas de serviço
3 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO
3.1 Circuitos
3.2 Distribuições dos circuitos no QD
3.3 Secções dos condutores
4 DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO
4.1 Disjuntores diferenciais residuais (DR)
4.2 DISJUNTORES
4.3 Disjuntores de proteção contra surtos (DPS)
5. ORÇAMENTO DOS MATERIAIS 6. LISTA DE MATERIAIS 7. LISTA DE IPI´S
8. ETAPAS DE INSTALAÇÃO
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
ANEXO A
ANEXO B
ANEXO C
ANEXO D
1. Introdução
Para realizar um projeto elétrico elétrica da residência foi precisos a elaboração de uma planta baixa com as medidas da residência e Consultar as normas NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão), NBR 5444 (Símbolos gráficos para instalações elétricas), foi representado na planta baixa as caixas centrais que fazem as passagem dos condutores de cada parte da casa, logo foi desenhado os itens de exigência do cliente para depois dimensionar: TUG (Tomadas de Uso Geral), TUE (Tomadas de Uso Específico) e Lâmpadas.
Após a divisão de tomadas, lâmpadas e os itens específicos iniciaram-se: dimensionamento da entrada de energia elétrica, divisão dos circuitos, quadro de distribuição dos pavimentos, secção dos condutores, dispositivos de proteção (DR, Disjuntor e DPS).
Na planta foi representado os eletros dutos de passagem dos condutores, representando eles (Fase, neutro, terra e retorno).
Com projeto pronto foi realizado o orçamento da M.P. e da mão-de-obra, resultando em um orçamento único, e por fim desenhos em AutoCad.
2. FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA
2.1 Demandam de Potência elétrica
Para darmos inicio ao serviço devemos encontrar o valor total da demanda da residência. Obedecendo e aplicando os conceitos da NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão) e do RIC