projeto educação a distância
O presente trabalho monográfico visará observar a atuação do discente do mundo moderno, ou seja, explicitar que o mesmo na atualidade não mais tem só papel de repassador e transmissor de conteúdos, mas também como um mediador. Assim sendo, será observado à concepção de Vygotsky, que aponta que as pessoas aprendem sozinhas, mas também necessitam de outras que saibam mais, para assim evoluírem o seu aprendizado, logo, a interação com o outro é essencial. Neste contexto podemos analisar que embora a aprendizagem, seja o eixo principal das discussões do espaço educacional, esta pode acontecer não só com a presença sistemática do outro, mas a mesma pode ser desenvolvida no indivíduo, de formar que este seja capaz de ser autônomo e dono do seu conhecimento. É através desta visão que viso, identificar de forma técnica, o papel da mediação pedagógica nos cursos de Educação a Distância, tendo em vista que o referido modelo de educação apresenta certo distanciamento. Ou seja, diferente dos cursos convencionais, que são ministrados com base em exposição oral e no contato direto entre discentes e docentes.
Assim sendo, tenho como objetivo descrever sobre a função mediadora do professor, bem como observar como se dá o processo de aprendizagem e as estratégias pedagógicas utilizadas para o desenvolvimento dos Cursos a Distância. Considerando que a função mediadora pedagógica exige estratégias que estimulem, incentivem e motivem a aprendizagem do docente.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, buscarei informações em livros, revistas eletrônicas, materias acadêmicos e documentos técnicos expedidos pelo Ministério de Educação, que amparem a discussão acerca da mediação pedagógica do professor, no Curso de Educação a Distância.
Compreendo que tal investigação esclareça aos que tiverem